Histórico

Este Trabalho nasceu durante uma caminhada na procura de respostas e busca de apoio para a dor. Surgiu assim, a partir de um Projeto chamado Maratona do Reiki. Este foi criado com o objetivo de trabalhar a harmonia para profissionais de saúde, que no dia a dia desdobram-se de um lado para outro, necessitando de especial atenção no seu corpo energético, ficando assim mais fortalecidos e aptos para ajudar seus pacientes. 

A partir de então, um grupo de simpatizantes resolveu se reunir para apoiar o nascimento de uma obra, que tem como meta trabalhar a harmonia no Ambiente Hospitalar e Comunidade.

Os primeiros contatos começaram quando o grupo resolveu fazer algumas visitas a uma cidade conhecida como Angelina - distante aproximadamente 70Km de Florianópolis, e que se tornou conhecido como o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. O grupo sempre a cada visita levava rosas e pedia que fossem mostrados os caminhos para a concretização do propósito, através da sua fé e da devoção por Nossa Senhora. Durante alguns meses foram realizadas peregrinações pela ladeira abençoada, que leva a gruta de Nossa Senhora e cada vez mais se tornou clara a trajetória a ser percorrida.

Foi assim que no dia 1º de agosto de 2007, nasceu a Associação Senhora de Lourdes, que preconiza a promoção do desenvolvimento humano. Desde esta data muitas alegrias e conquistas foram alcançadas, pois mais hospitais começaram a se beneficiar destas propostas. O Projeto Maratona do Reiki que em 1997 iniciou de forma solitária e voluntária por Lisandra Alves no Galpão Recreativo do Grupo Hospitalar Conceição, hoje se estende a todo complexo hospitalar, ou seja, Hospital Conceição, Hospital da Criança Conceição, Fêmina e Cristo Redentor, em Porto Alegre - RS.
Após dois anos de sua fundação a associação Senhora de Lourdes transferiu sua sede para Porto Alegre,  devido à expansão de seus projetos.

Objetivando a expansão de suas ações em 2011 a associação Senhora de Lourdes adquiriu na grande Florianópolis área de aproximadamente 14 mil metros para o desenvolvimento de um amplo projeto junto à comunidade. Nesta área em edificação já existente estará acontecendo o projeto denominado “Amigo Pedrinho” e nos 12 mil metros restantes a construção de unidade hospitalar para atendimento aos portadores de doença oncológica e a nível ambulatorial, depressão. Em ambos os projetos as praticas integrativas complementares estará presente em todos os níveis de atendimento.

Ainda hoje, peregrinações à gruta de Nossa Senhora na cidade de Angelina continuam para orações de agradecimento e fortalecimento da fé.

Sempre que a associação Senhora de Lourdes é convidada ou organiza algum evento, rosas estão sempre presentes, pois entendemos assim levar ”um pouco” da energia do amor para os que ali estão.